26 September, 2009

Welcome to América

Eu sei que existem várias pessoas, especialmente adolescentes ou jovens, que sempre sonharam ou sonham em passear ou até viver nos Estados Unidos. Eu confesso, que esse nunca foi o meu. Não que eu não gostasse da idéia, mas acho que eu sempre fui muito pé no chão e de um jeito ou de outro, eu não iria viver em função disso!
Eu sempre pensei que se eu tivesse que investir pra uma viagem assim, eu preferiria usar o dinheiro e me estruturar melhor no Brasil.
O que eu quero dizer é que eu nunca tive muitas condições financeiras para viajar nem pelo Brasil, imagina vir pra América!! Eu sempre tive que custear minhas próprias despesas como faculdade, cursos, essas coisas.

Mas eu creio e tenho visto como Deus é grandioso e prepara nas nossas vidas muito mais do que podemos pedir ou imaginar. Sou uma garota de personalidade forte, que sempre dou o melhor de mim em tudo que eu faço, acreditando sempre que é Deus quem abre as portas e me capacita para tal. Tendo a certeza que mesmo em meio às diversidades e dificuldades percorridas ao longo do caminho Ele está no controle de tudo.

Olhando para trás e vendo como tudo aconteceu, desde que eu vi meu esposo(na época namorado) pela primeira vez, uma história linda e feliz! Passamos por dificuldades sim, dificuldades de termos que suportar a ausência um do outro por longos meses, a saudade no peito que só alivia com a presença, depois todo o drama e complicações com meu processo de imigração...foram muitos momentos difíceis sim! Agente chega a ficar desanimado, pensando algumas vezes que Deus não está por perto e parecendo que as coisas estão andando do jeito errado. Mas não, quando agente percorre o caminho agente consegue ver o por que foi necessário haver algumas pedras no caminho para serem removidas.

O nosso tempo não é o tempo do nosso Deus. Temos que aprender isso e não é fácil. E com certeza é algo que iremos sempre vivenciar. Quero lembrar dessas experiências porque sei que virão mais, novos desafios, de um jeito diferente.. porque é assim, sempre de um jeito e em uma situação e cenário diferentes.

Vi por exemplo, que quando meu primeiro visto de turismo foi negado e eu precisei ficar no Brasil sem meu marido por 6 meses, esse foi um tempo muito importante pra eu administrar e ajudar  minha família com a lan house que tínhamos acado de abrir. Oh como foi! It was hard! Foi difícil dar manutenção nos pcs sem nunca ter formatado um antes, instalar novos programas, encontrar o melhor anti vírus, decidir o que restringir ou não em relação ao acesso, decidir se coloca games e quais, utilizar parte do dinheiro para reinvestir em mais pcs porque começamos apenas com 5 mas no final dos 6 meses já tínhamos dobrado o número. Olhando para trás, hoje eu entendo e vejo que foi necessário.

Hoje, está aqui, pela primeira vez, dá uma emoção muito grande! Eu sempre acreditei quando Deus, em sua palavra dizia que ia me fazer andar em lugares altos. Eu só não sabia onde nem como. Eu apenas cria que Ele está cuidando de mim, do meu futuro. Meu esposo, eu não poderia pedir mais!! Ele é um homem de Deus, maravilhoso. Me cuida, me proteje, me afaga, meu companheiro, minha paixão, meu amor!!!!

Primeira impressão da América?
A sensação de está andando, dirigindo por estas ruas foi de que tudo parecia tão lindo, as ruas tão perfeitas;
As casas estruturalmente diferentes e com seus jardins floridos;
Nas ruas uma paisagem perfeita com gramado nos acostamentos e laterais das ruas, com árvores de um estilo diferente das que temos no Brasil;
A qualidade dos asfaltos nas ruas que tanto faz serem ruas residenciais ou estaduais, são simplesmente perfeitas;
Os supermercados enoormes que parecem mais com shopping malls;
Uma variedade enooorme de comidas e guloseimas;
Uma praticidade enorme na vida americana: eles tem máquinas ou eletrodomésticos pra tudo que se pense e até pro que agente nem pensa rsrsr;
Bibliotecas públicas que parecem mais com a junção de lan hose, locadora e sala de estudos, tudo com materiais atualizados e de ótima qualidade disponível para a população;
Uma diversidade enorme de programas de televisão. Muitos telejornais, debates políticos; progamas culturais, vários programas de culinária, etc;
Diversas lojas de donations(doações) que se encontra um monte de coisa interessante por um preço bem baixo - as pessoas doam de tudo, roupa, calçados, móveis, eletrônicos, colchas, lençóis, cintos, bolsas, brinquedos, qualquer coisa e essas lojas vendem por um preço bem barato..ultimamente eles tem tido várias tv's encostadas lá para as pessoas pegarem de graça se quiserem porque as tv's que estão no mercado são apenas as digitais (cld, plasma);
Todo e qualquer produto que você compra, você sabe quanto está pagando de taxa, ou seja, o valor que você vai pagar não será o mesmo que você viu na etiqueta porque a taxa é acrescida no caixa(o percentual varia de estado para estado);
Praticamente todo mundo tem seu carro na garagem.
Onde eu quero chegar é que tudo isso faz parte da vida americana como bens de consumo, e não privilégio apenas de uma minoria.

Tudo isso e muito mais, oferece uma qualidade de vida bem diferente da realidade vivida no Brasil que eu amo. Mas que está muito longe mesmo de ser igual.

Mas tudo isso é construído com muito trabalho e educação de um povo! E claro, a transparência de um governo, que é o que não temos no Brasil desde sempre, infelizmente.

Ao contrário do que muitos brasileiros acham, os americanos é um povo simpático sim, solidário e muito "welcome" acolhedor. Agente nunca pensa na quantidade de pessoas que doam sua vida para ajudar outros países, indo como voluntário médico, enfermeiros e até mesmo com o envio de milhões para países como a África e muitos outros. Voluntários que são indivíduos comuns, empresas ou o prórpio governo.
Não só isso, há muitos, mas muitos missionários que abriram mão de uma vida perto de seu povo e de sua família para ajudarem outros em outros países, quer seja na África, no Brasil, China ou  seja lá qual for.

Sei que nada vem fácil...e pra nós imigrantes, temos que esticar as pernas mais ainda, pelo fato de não termos o domínio da língua. Tornando-se uma pedra no caminho a ser removida aos poucos. E quão árduo é este processo! É necessário muita dedicação e força de vontade.

Sei que terei muitos desafios a enfrentar por aqui, e como indivíduo, eu tenho que fazer a minha parte. Porque a vida é construída dia a dia, pouco a pouco! Vou seguir em frente com esperança e dedicação!!!

2 comments:

  1. Oi eu sou a Vanessa e te acompanhava la no outro blog que voce tinha ate vou atualizar o meu blog porque tem o seu endereco antigo.
    Vai completar 1 mes no dia 08 outubro que estou morando aqui e estou seguindo com muita saudade da familia nesse periodo de adaptacao mas Deus e bom e tem me fortalecido.
    Deus te abencoe e ilumine todos os seu passos aqui .Bjs Vanessa

    ReplyDelete
  2. oi kacia...,sou a catia la do imigrar. Entao que charme teu blog. Relatou bonito a historia Brazil/U.S.

    ReplyDelete