26 September, 2009

Entrevista no Rio - Aprovada!! >>Going to USA



Chegamos no Rio dia 15/03/09 a noite, tinha minha consulta com o médico credenciado para o dia seguinte, dia 16 e a entrevista agendada para o dia 23.

Ficamos hospedados na casa de um casal americano que são missionários no Brasil há trinta e alguns anos. Eles são Jane e Robert, um casal simplesmente maravilhoso que nos acolheu como se fôssemos alguém da família. Em verdade somos, da nossa grande família em Cristo. Foi para nós um enorme prazer poder tê-los ccnhecido e participar da congregação que eles administram.


Nas próximas linhas, irei relatar como foi tudo sobre minha entrevista no Rio, os valores gastos com os exames, etc porque pode ser que algum dia, algum/a imigrante encontre nesse blog alguma informação que lhe seja últil.

No dia da entrevista meu esposo e eu já tinhamos completado os 2 anos de casados. No momento meu marido nao tinha trabalho fixo nos States e eu, uma estudante recém formada em Administração. Minha sogra foi meu co-sponsor. Estávamos meio apreensivos de como a imigração veria nosso caso.

VACINAS E EXAMES:
Na clínica, a secretária do médico me forneceu todas as informações e os endereços com os melhores preços, para a realização dos exames. Todos estão no mesmo bairro(o medico, exames, vacina). São bem perto um do outro, e com um pouco de disposicao e confortaveis tênis vc pode até andar até lá.

Na segunda-feira às 3:00 da tarde tive a consulta com o médico, depois segui e fiz os dois exames.
Na quarta feira, recebi os exames por volta das 2h tarde, tomei a vacina HPV e em seguida segui para o médico (4:00h). Mostrei os resultados dos exames ao médico e ele fez o laudo. No dia da entrevista vc nao precisará levar os exames, só precisa levar o laudo.
O medico é bem amigavel e ele diz logo se vc está com tudo certinho ou não em relação à sua saúde .

Em relação à vacina HPV, é opcional, mas decidi tomá-la. Karina, uma amiga bem proxima, ela teve entrevista em Fevereiro/09 para K1, tb usou co-fiador. Ela nao tomou a vacina!!!!! E visto Aprovado!!!!!
R$ 200.00 consulta com medico do consuldo (Dr. Alexandru)
R$ 121.00 Raio X de Torax
R$ 50.00 Exame de Sangue e VBRL
R$ 340.00 Vacina HPV
-------------
R$ 711.00 Total

ENTREVISTA COM CONSULADO AMERICANO NO RIO
Cheguei as 7:30h da manhã e logo as pessoas começaram a entrar no prédio.
Não é permitido entrar com nada eletrônico. Vc vai passar por uma sala onde irão verificar se vc tem câmeras, celular, ou qualquer outro tipo de eletrônicos, etc..
Depois vc é encaminhado para a sala do setor de vistos de imigrantes.

A atendente lá te dará mais um formulário para vc preencher e colocar junto com os demais documetos. E vc deve colocar os documentos na ordem (se vc ainda nao tiver feito isso. No meu caso, verifiquei que tudo já estava na ordem no dia anterior).

Em seguida, ela vai verificar seus documentos. Depois, em outra cabine, outra pessoa verifica e ver o que vc tem extra(q vc nao precisará apresentar ao consulado).

Então, vc antes da entrevista com consulado, vc será direcionado a pagar a taxa de visto de imigrante, atualmente, $400.00 dolares. Esse valor só é pago la dentro do próprio prédio do consulado.
Vc retorna para a sala com o recibo, apresenta para a atendente e espera sua vez para ser entrevistada.

Entrevista com o Consul
Eu estava com medo de me deparar com um consul chato ou abusao. Mas graças a Dceus ele foi um jovem simpatico e fez algumas perguntas básicas em relação ao nosso relacionamento:
há quanto tempo estão casados? (2 anos)
Tem filhos? (ainda não, mas espero que breve ! :))
Algum de vcs trabalham? (não, no momento) Eu expliquei que tinha saído do meu trabalho quando apliquei pro meu primeiro visto de turismo e foi negado e que meu esposo não estava trabalhando nem tendo renda fixa no momento porque ele estava morando comigo aqui no Brasil e sempre teve que ficar indo e voltando pro país dele e que também o tipo de trabalho dele é com projetos. E que ele estava trabalhando ajudando um casal de missionários aqui no Brasil na área de vídeos, etc.
Como vcs irão fazaer em relação ao suporte financeiro lá? (minha sogra será meu Sponsor).
Enquanto ele estava olhando em nossos papéis, eu disse que tinha fotos, emails, etc, mas ele disse que não precisava ver não.
Então, rapidamente depois dele verificar tudo ele disse: "Welcome to USA e façam uma boa viagem!"
E nós, é claro, ficamos tão felizes e agradecemos ao consul!!!
Uau... nem acreditei... Visto aprovado!!!!! Agente sai por aquela porta e todo mundo já sabe que o visto foi aprovado, né?
Saimos felizes da vida, é claro! Até que em fim, caso resolvido!!!!

ENTREGA DO PASSAPORTE
Fomos encaminhados para em outra sala dentro do mesmo prédio, pagarmos a taxa (de R$ 30.00) para a devolução do passaporte. O mesmo seria entregue no Rio proque nossos planos era de seguir viagem pros States caso o visto fosse aprovado. A entrevista foi na segunda-feira e na quarta-feira seguinte meu passaporte chegou com visto estampado juntamente com o pacote lacrado. Esse pacote lacrado agente não pode abrir e será entregue na imigração quando chegarmos no aeroporto nos Estados Unidos.

SAINDO DO BRASIL & ENTRADA EM ATLANTA
Nosso vôo saiu no dia 1º de Abril(no dia da mentira haha, mas foi a mais pura verdade!!!) Vamos lá....
No aeroporto do Brasil, quando vc faz check-in vc apresenta seu passaporte com visto e mostra que vc tem o pacote lacrado.

Dentro do avião, vão te dar um formulário que vc deverá preencher e apresentar juntamente com o passaporte quando vc entrar no aeroporto dos States. Mas em verdade, eu nem precisei deste tal form pq meu visto é de imigrante! Acho que ele é designado para turistas.

Saindo do avião, e entrado em solo americano(ai que emoção!) vc terá orientações de funcionários que trabalham no aeroporto ou simplesmente, placas dizendo "estrangeiros" tudo em ingles, é claro..srrs então, vc segue.

Tem varios guichês, ambos para o mesmo tipo de visto. É so pegar a fila, e esperar sua vez. Mostra seu passaporte e pacote. Aqui, o pacote nao é aberto ainda. Aqui eles confirmam alguns dados pessoais, como data de nascimento, se tem data de quando vai sair do país, essas coisas.

Depois disso, fui para uma sala tb perto dos guichês. Lá só teve um rapaz sendo atendido antes de mim. Sentei e esperei um pouco. Chegada minha vez, ele verificou meu passaporte, recolheu meu pacote e ele só confirmou meu endereço para quando for enviar o meu GreenCard. Me deu um folha explicando como posso solicitar meu social security(work permit).
O moço nem foi simpático nem chato, apenas sério, fazendo seu trabalho.
E...pronto!!! Tudo tranquilo!

Segui para pegar minhas malas...e... uffff!!! Thanks to God! Tudo resolvido! O stresse ficou para trás, e agora podemos começar um novo capítulo na nossa vida!!!


4 comments:

  1. Olá Carcia! Muito obrigado por ter postado sobre a entrevista detalhadamente. A minha entrevista será em agosto e ler o seu depoimento me deixou mais tranquilo!! Deus a abençoe
    Weslley Cavalcante

    ReplyDelete
  2. OI Wesley! Obrigada pelo feedback do meu post. Fico feliz em ter ajudado. Sei como é tenso passar por todo esse processo.
    Mas vai com fé, Deus te abençõe.. tudo dará certo.

    Confira 2, 3 vezes todos os documentos que vc precisará no dia da sua entrevista e tudo será tranquilo!!
    Depois passa aqui pra dizer como foi tá?
    Boa Sorte!!!

    ReplyDelete
  3. Bom dia, estive lendo muito seu blog e quero agradecer por todas as informacoes dadas por vc!!! Eu vou casar com o meu noivo americano aqui no Rio e apesar de ler tudo tenho duvidas. Sera que vc poderia me ajudar? Bom vamos la, quero saber se eu tenho que dar entrada no green card aqui ou la? e a entrevista sempre e aqui no Rio mesmo eu ja estando la? pq entraria com o visto k3 certo? Bom muito obrigada desde ja.

    ReplyDelete
  4. Oi Carcia, foi muito bom encontrar seu blog com as informações do visto. Meu processo agora está no NVC e não sei quando será a entrevista no RJ. Eu sou missionária e meu esposo está nos EUA, mas esperamos anciosamente estar juntos, porque já temos 1 ano e 6 meses de casados.
    Deus te abençoe..
    Grata
    Elisangela

    ReplyDelete