12 September, 2009

Aplicando meu Visto de Esposa (CR1 / IR1)

De posse da documentação já descrita, meu esposo como cidadão americano, ligou pra Embaixada Ameriana em Recife-PE e agendou um horário com o consul americano daquela embaixada. (Pelo fato de meu esposo já ter sua RNE provisória, tivemos a vantagem de poder iniciar meu processo na embaixada americana NO BRASIL.)
Viajamos pra Recife-PE e estávamos lá no dia e horário previamente agendado, em 02 de Junho de 2008 (a tarde). Apresentamos nossos passaportes e entramos no predio.
Aguardamos outras duas familias que também estavam agendadas serem atendidas e daí, chegou nossa vez.
Entramos numa sala e começamos a falar com alguém que trabalha lá. O que nos separa é uma janela de vidro, com microfones e um espaço para passagem dos documentos. Entregamos pessoalmente, toda a documentação, ele verificou tudo e nos devolveu as originais e as provas de relacionamento, dizendo que as provas de relacionamento seriam apresentadas no dia da entrevista. Foram feitas algumas perguntas sobre nosso relacionamento, quando e como nos conhecemos, nossa profissão, me perguntou a data de nascimento do meu esposo, há quato tempo estávamos casados(1 ano e 3 meses), foi bem tranquilo, nada demais. A conversa foi em inglês, mas eles tem tradutores, caso queira usar.
Pra finalizar, ele pediu para aguardarmos alguns minutos e um pouco de tempo depois, um segundo homem veio, era o consul, ele estava com nossos formulários e cópias dos nossos documentos em mãos e, bem simpático, disse "esse é o casal? Temos tudo que precisamos pra darmos início ao seu processo, e fiquem tranquilos que vocês tem um bom caso." Ele disse também que nossa documentação sairia de Recife e seria encaminhada para a Embaixada no Rio de Janeiro(que é a única embaixada no Brasil que processa vistos  de imigração) e que agora era só esperar o contato da Embaixada do Rio, que em 3 ou 4 meses em média, enviaria para nosso endereço um "pacote" contendo as intruções para providenciar o restante da documentação para apresentar no dia da entrevista. Mas que não tinha previsão de quanto tempo esse processo todo demoraria.
Agora, vem a pior parte! Esperar! Sim, esperar a Embaixada do Rio entrar em contato conosco informando da aprovação do I-130 e consequentemente, mandar para o nosso endereço o tal "pacote de instruções".

27 comments:

  1. Oi! Tudo bom? Fiquei muito feliz em ver seu blog! Ainda mais porque voces aplicaram o processo CR1. Minha amiga está decidindo que visto aplicar e esse é o mais adequado. Só que a gente nao conhece muito bem sobre ele, e como voce fez, gostariamos de saber como dar entrada. Tipo, ele vem pra casar com ela e ja quer dar entrada daqui, pq acha que é mais rapido. Se puder, me adiciona no msn pra gente conversar melhor. arnybr@yahoo.com.br
    Até mais, beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Arlene!!!
    Terei o maior prazer em ajudar com as informacoes que puder. Te mandei email explicando algumas coisas sobre os documentos que eles precisarao para casar no civil (1º passo).

    bjusss e volte sempre!!

    ReplyDelete
  3. ola Carcia,
    seu blog eh muito legal!
    Meu nome eh BETH sou de FORTALEZA e gostaria de saber se poderia me ajudar, porque to tentando entender eessa historia de visto, qual seria o melhor k3 or CR1? conheci o meu namorado pela net, desejamos casar e arranjar uma forma de conseguir um viisto p mim...sou universitaria com muito vinculos mas me negaram visto de turista..vc pode me ajudar?

    depois confiro aqui sua resposta
    obg pela atençao bejos

    ReplyDelete
  4. Oi Beth, Welcome!! :)
    Fico feliz se puder ajudar.

    Aqui são umas breves definições sobre os tipos de vistos K1(noiva), K3(casada), CR1 ou IR1(casada).

    Vc só pode aplicar para K3, CR1 ou IR1 depois de casar no civil com o americano. Para ambos vc usará, entre outros, o Formulário I-130 para iniciar sua aplicação ao processo.

    Vcs poderão entretanto, aplicar para o visto K1, que é visto de noiva. Com este visto, vc passa pelo processo no Brasil (uns 6-9 meses) e entra nos States e deverá casar lá nos próximos 90 dias. Entretanto, com o K1, depois de casada, vc precisará aplicar para seu GreenCard, o qual demorará mais uns 6 meses até você recebê-lo.
    O que acontece com o k1 é que vc vai gastar para passar pelo processo aí no Brasil e depois, gastar mais para continuar o seu processo nos States até conseguir seu GreenCard. Você gastaria mais dinheiro e tempo também.

    Hoje, depois de ter vivido tantas confusões e desentendimentos com tantos tipos de visto, eu entendo que tanto o processo K1(noiva), como o K3(casada), como o CR1 ou IR1(casada), passam por semelhante tempo, semelhante papelada, mas com custos financeiros diferentes e vantagens diferentes.

    Por exemplo, com o K1, seu noivo aplica o processo NOS Estados Unidos e você prepara as papeladas e faz a entrevista no Rio. Demora em média 6-9 meses.

    O K3, é visto de esposa. Vc precisa ser casada no civil. Seu esposo aplica o processo NOS Estados Unidos, você prepara a papelada e faz a entrevista no Rio. O processo demora em média 6-9 meses também. Depois que você entrar nos Estados Unidos vc vai aplicar seu processo para adquirir seu GC(GreenCard), o que levará mais uns 6 meses.

    O visto CR1 ou IR1 é também para casados. O processo poderá ser aplicado no Brasil ou nos EUA(Só pode ser aplicado no Brasil se o americano tiver visto de RESIDENTE PERMANENTE no Brasil (RNE)). A vantagem é que você passa pelo mesmo tipo de processo que o K1 ou o K3, praticamente o mesmo tempo(6-9 meses ou até 1 ano) e você não precisará aplicar para o GC quando entrar em solo americano. Quando vc aplica para o CR1 ou IR1, automaticamente, você adquirirá seu GC quando entrar nos EUA. A imigração mandará para o seu endereço dentro dos próximos 30 dias.

    A importância de um GC é que com ele você terá direitos legais para adquirir seu Social Security, podendo com ele trabalhar, estudar, tirar sua carteira de motorista, o que é muito importante. Se bem que nos primeiros meses é meio complicado trabalhar logo, depende. Mas vc já poderá dirigir, o que é grande coisa aqui.

    E para ambos os processos(k1, k3, CR1 ou IR1), o tempo do processo dependerá muito de você preparar sua documentação o mais rápido possível e tê-la em mãos antes mesmo dea embaixada solicitar.

    Quanto ao visto de turista ser negado, não podemos ter certeza de quando eles nos vêem com possibilidades de que iremos ficar no país ilegal ou não.

    Espero ter ajudado... qualquer dúvida, pode perguntar, terei prazer em ajudá-la no que puder.

    Abraços,
    Carcia

    ReplyDelete
  5. Olá Carcia, meu nome é Mariana e sou de Manaus. gostei muito das informações do seu blog sobre todo esse processo de visto para esposas. Vou me casar em julho com meu noivo americano, o casamento será no Brasil. Dentre os visto CR1/R1/K3, qual deles é mais rapido e tem mais chances de ser aprovado? É necessário que ele esteja no Brasil ou ele poderá entrar com as documento nos EUA. Meu email é meikohara@gmail.com
    Abraços!

    ReplyDelete
  6. Oi Meiko!! Congratulations for your Wedding soon!!

    Te mandei email, explicando tá?

    Abraços,
    Carcia

    ReplyDelete
  7. Boa noite querida Carcia,
    Também sou casada com um americano e gostaria de dar entrada no meu visto CR1.
    Porém tenho uma dúvida, ele está aqui comigo desde o dia 30/12/2010, porém já esteve ano passado quando nos conhecemos.Nos casamos no dia 19/02/2010 e gostaríamos de viver lá com a família dele.
    O que devo fazer para dar esta entrada, li no seu blog muitas coisas, porém tenho a dúvida de quanto tempo meu esposo deverá estar aqui no Brasil para aplicar esta entrada, meses.. anos....No dia 30/03 ele mudou a categoria do visto para residente.

    Meu email é deisylayton@hotmail.com

    ReplyDelete
  8. Oi Deyse!! Welcome here!! :D

    Estarei te mandando email, ok?

    Abraços!!!

    ReplyDelete
  9. Olá,
    meu nome é Erica Audra , e meu marido é americano, mais só porque nasceu lá e viveu ate os 6 anos, hoje ele esta em Seattle a 30 dias , e eu estou indesisa, se o k3 ou CR1, nos não temos por enquanto co-esponso, gostária de saber ao serto se eles tem o mesmo tempo de espera porque é muito dificil ficar longe dele tanto tempo! como não temos minguem que nos represente fimaçeiramente lá , ele deve ficar trabalhando para declarar imposto de renda em 2011.
    meu e-mail É eciacruz@gmail.com, se você ou alguem mais poder me ajudar eu agradeço muito.

    ReplyDelete
  10. Oi Carcia,
    Lendo suas palavras abaixo fiquei feliz em ver alguém que tenha aplicado o CR-1 e tenha conseguido!, meu caso é diferente porque meu marido é americano, mais passou maior parte da vida dele na França e no Brasil, em 2004 nos conhecemos e em 2006 nos casamos, logo ele decidil ir para os E.U.A e demos entrada no proceso!! mais 4 meses se passarão e nos não estavamos preprarados para ficar separados e abandonamos o caso.
    Hoje a 3 anos depois resolvemos refazer essa estoria, e dessa vez contratamos um advogado o Dr, Capp, representado pela Dra Erica BARA.. Enfim dessa fez o processo foi dado entrada de lá dos E.U.A.
    DE VÉ ALGUEM BEM, E FELIZ EU FIQUEI FELIZ , já faz 4 meses que estou longe do meu marido e estou como você, no passado sofrendo muiiitooo, mais como você eu tambem sou Cristã e acredito que em tudo Deus tem um proposito e creio que tudo acontecerar com a vontade e permisão de nosso senhor Jesus Cristo.
    Meu e-mail é eciacruz@gmail.com Se você poder me mandar umas informações, ou pelo menos umas palavras de incentivo!!!. ficarei grata.
    Felicidades para vocês ...

    Erica N. C. Guisard Audra.

    ReplyDelete
  11. Carcia, ainda estou aguardando seu e-mail!
    obrigada!
    Deisy

    ReplyDelete
  12. Carcia ,
    Deus continue te abençoando mais e mais...
    Gostaria de informaçoes a respeito do k3, porq ja enviei todos os documentos originais,e ja faz 10 meses, e quero sabe se quando o consulado do rio me enviar o pacote de instruçoes,se no dia da entrevista terei que levar todos os documentos originais e copias novamente, devido ja eles terem tudo.

    Muito agradecida por tudo!
    Fica na santa paz do Senhor,
    e se possivel gostaria de te-la no meus msn, que é serenabela1@hotmail.com.
    P/med,jer.33.3...

    ReplyDelete
  13. Olá adorei seu blog parabéns ..
    Mas tenho uma dúvida se vc puder me ajudar..
    Casei com um brasileiro e ele aplicou pelo CR1 e agora em fevereiro será minha entrevista, mas minha dúvida é: tive tuberculose a 8 anos atrás e como sei q fica marcado o pulmão pelo resto de minha vida não pude mentir para o médico falei a verdade, e hj fui la pegar o tal envelope lacrado e perguntei para ele, e ele me classificou como eu ja tive e q já foi tratado e pediu para q eu levasse o Raio X no dia da entrevista, será q isso pode ser um empedimento para q eu entre no EUA??, sei q para Deus nada é impossível, mas siceramente estou com medo..
    Você já viu alguem q teve o visto negado por um caso como o meu??
    obrigada bjuss

    ReplyDelete
  14. VITORIOSA,
    meu processo nao foi o K3, por isso nao posso te afirmar com certeza. Porem, seria bom se vc tivesse guardado copia de tudo que vc enviou para eles e ter contigo no dia da sua entrevista. Pq vez por outra acontece deles serem meio desorganizados.
    Entao vc ja enviou ate a documentacao de antecedentes criminais, exames medicos necessarios, income tax...?

    Abracos e boa sorte!

    ReplyDelete
  15. PATRICIA,
    Se voce teve seu visto aprovado para entrar nos USA, acredito que tudo vai dar certo quanto a sua entrada. Ja ouvi casos sendo recusados, mas na verdade, eles tiveram o visto negado. Mas infelizmente, tb nao tenho muita informacao sobre esse assunto.

    Boa sorte e q Deus abencoe vcs!!!

    ReplyDelete
  16. Gloria a Deus por sua vida!

    Menina abençoada,estou tão mais tão feliz,que a minha entrevista foi marcada para o dia 02/março/2011.
    Meu coração esta muito feliz!
    Meu processo foi feito nos e.u.a,e mais de 11 meses a espera,e ate q fim chegou a benção.
    Embora eu ter enviado todos os documentos originais ,eles querem q eu esteja no dia da entrevista com todos novamente,
    e eles enviaram o pacote de instruçoes p/meu esposo,e não p/mim.
    E não é completo como seu,o pacote de instrução so diz q devo estar com tudo em ordem originais e copias,

    Gostaria de tirar uma duvida.
    se no rio devo tirar esse documento de vida privada,e se as fotos 5.5 deve esta com meu nome atras,e os formularios em mãos,e quais.
    e se la dentro do consulado terei q preencher mais um formulario,e o q pergunta nesse formulario,
    E quanto ao preenchimento desse formulario,se devo preencher em portugues ou ingles?
    Porq respondendo a pergunta deles falei q so sabia falar e escrever o portugues.

    Fica na santa paz do Senhor.
    E que vc continue sendo esse instrumento nas mãos do Senhor Jesus.
    Um carinhoso abraço.
    Melania Pb

    ReplyDelete
  17. Oi MELANIA!

    Imagino a sua felicidade! :)
    Os documentos que eles querem que vc leve no dia da entrevista 'e tudo o que estiver sendo requerido no seu pacote. Fica em contato com teu esposo, pede pra ele te passar o pacote por email ou fax.

    Em verdade, como meu pacote nunca chegou, eu liguei pra eles e eles me mandaram um link do meu pacote de istrucoes. Que na verdade 'e a lista de documentos e forms q vc devera apresentar pro consul.

    Eu tinha copia de tudo que eu entreguei pro consulado no dia da minha entrevista, so por precaucao se um dia precisasse. Entao, no dia da minha entrevista, quando estava verificando a lista de documentos, tinha tudo em maos pq sempre mantive copias do que ja tinha dado a eles.

    Os docuemtos originais eu levei quando apliquei minha entrevita e eles me devolveram e levei de novo no dia da entrevista (como nossa certidao de casamento, identidades... e os outros documentos originais como o INCOME TAX, declaracao da policia civil e federal, exames medicos, etc eu so mostrei no dia da entrevista porque como meu processo foi aplicado aqui no Brasil eu nao tive que ficar enviando documento nenhum pra eles, nada. So mostrei alguns no dia da aplicacao e o restante, tudo, no dia da minha entrevista).

    Algumas particularidades sobre o q vc ja entregou ou ainda vai entregar no dia da sua entrevista, devera esta' sendo informado no seu pacote de instrucoes, que infelizmente, nao sei exatamente como eh, ou o que exatamente e', porque nao sei o que vc ja enviou ou o q ainda precisa ser apresentado pra eles, entende?

    Quanto aos forms, vc pode preencher a mao mesmo, sem problema. O meu, foi respondido em ingles pq meu marido estava morando comigo no Brasil e preencheu comigo. Mas sei q a entrevista vc podera optar por ser em ingles ou portugues pq eles tem tradutores. No meu caso, o consul q me entrevistou tb falava portugues.

    No meu blog tb tem um link de uma amiga GIX e coloquei um link onde ela explica tudinho sobre o processo dela, q 'e como o seu: CR1 aplicado em US.

    Boa sorte, Deus os abencoe!! Abracos!!
    Carcia

    ReplyDelete
  18. Olá Carcia,
    Parabéns pela atenção e dedicação para dar essas informações aqui, realmente é muito útil, principalmente para alguém como eu - desesperada.
    Meu namorado é americano e como não consegui o visto de turismo para visita-lo nos EUA, para nos vermos ele tem que vir ou eu ir para algum lugar, essa situação é horrivel. Pretendemos nos casar daqui a um tempo (um ano talvez), mas preciso de detalhes sobre todo o processo e exigencias, pois não sei se devemos adiantar o casamento para não ficarmos tanto tempo longe, considerando que dizem que o processo é muuuuito demorado.
    Segue meu email para conversarmos melhor: alves_vivian@hotmail.com
    Tenho certeza que Deus vai te abençoar muito, por ser uma pessoa tão boa.
    Bom fim de semana!

    ReplyDelete
  19. Oi lolelygirl,
    Realmente o processo e demorado e se torna meio complicado pq sao muitas coisinhas requeridas. No meu blog postei tudinho q aconteceu no meu processo e tudo q eles exigem... vc pode comecar lendo, fazendo anotacoes ou ate mesmo imprimindo a lista de docs requeridos no "pacote de instrucoes" que tb esta postado no meu blog. O processo em geral pode levar de 6 a 9 meses... mas se vc tiver bem informada vc pode realmente acelerar seu processo alguns meses menos.

    Boa sorte... Deus ilumine vcs...

    ReplyDelete
  20. Olá, Carcia Murray. Tudo Bem?
    Meu nome é Jana, e entrei legalmente nos US, mas permaneci ilegal por mais de cinco anos. Bem, Eu conheci meu nameorado aqui no Brasil, e ele é americano, e nós queremos nos casar para que eu possa ir viver com ele legalmente nos States. Você acha que a aplicação do visto CR-1 teria algum tipo de problema quanto ao fato de eu ter vivido ilegal no país no passado? Isso foi a cinco anos atrás!
    Agradeço o feedback. Deus abençoe!

    ReplyDelete
  21. Olá, Carcia.
    Bem, eu fui legalmente para os US, onde permaneci ilegal por mais de cinco anos. Bem, eu já estou no Brasil faz quase cinco anos, mas conheci meu namorado, que é americano, e queremos nos casar aqui para que eu possa aplicar para o visto CR-1. Você acha que eu teria algum tipo de problema na hora da aplicação, pelo fato de eu ter vivido todo esse tempo ilegal nos EUA, mesmo já estando a quase cinco anos longe do país?
    Agradeço a atenção prestada, assim como o feedback! Que Deus a abençoe sempre!! Jesus loves "U"!!

    ReplyDelete
  22. Olá.

    Sou o Joel, sou casado com americana e estou no processo IR1 (form I-130), gostaria de tirar algumas dúvidas, poderia me ajudar? f.kakfa03@gmail.com

    ReplyDelete
  23. Olá,

    Sou o Joe, sou casado com americana e estou no processo IR1 (form I-130) e estou com algumas dúvidas, poderia entrar em contato para nos ajudar? f.kafka03@gmail.com

    ReplyDelete
  24. Olá, meu nome é Sâmella, vejo que sua ultima atualização foi em 2011, não sei se seu blog ainda esta ativo, mais mesmo assim gostaria de tentar .. Meu noivo é Americano,mais como seus pais são brasileiros eles possue a dupla cidadania. A embaixada americana nos orientou que ele tem que casar com os documentos brasileiros, pra ficar mais facil a obtenção do visto CR-1. O que estamos em duvida, é se podemos casar aqui no Brasil e dar entrada no visto aqui mesmo, pois ele vai permanecer aqui no pais ate Novembro. Se voce puder me ajudar com essa questao ficarei muito grata. Me contate no meu email para conversarmos melhor : samellaseabra@hotmail.com

    Obrigada !

    ReplyDelete
  25. Oi Carcia!

    É com muita alegria que te escrevo, seu blog é muito claro e devido ao tempo que tenho dedicado a pesquisas sobre o visto de esposa não tenho questionamentos a fazer-lhe, quero apenas parabeniza-la pelo excelente trabalho!

    Assim como vocês, também tenho um esposo americano e estou passando pelo processo de visto, em 2012 tive um visto de turista negado e como casei a pouco tempo, iniciei esse mês o meu processo e o que mais se adequou ao meu caso foi o k3. Estou vivenciando o período da ansiedade ou melhor falando, o período da espera. Apesar da angustia estou feliz, porque sei que breve estarei ao lado do meu amado e da minha nova família.

    Abraço a todas e em especial a você Garcia! <3

    Talita Andrade

    ReplyDelete
  26. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete