01 October, 2009

Linceça para Dirigir


A experiência de tirar minha carteira de motorista por aqui está sendo bem interessante, embora também árdua.
Explico: Árdua pelo fato de ter que estudar um livro de 60 páginas completamente em inglês, o que me dá uma canseira e desânimo vez por outra. Mas nada que me faça desistir!
E interessante, por ver o processo aqui acontecer sem a burocracia e caristia já conhecida no Brasil (na minha experiência) em relação à este processo.

Aqui, eu fui no centro de informações turísticas da nossa cidade e pegamos o livro gratuitamente. Daí, você estuda em casa e quando se sentir preparado você vai para o departamento de transito para realizar seu teste de conhecimento.
Você tem um limite de erros para passar no teste. No meu caso eram 30 questões e eram permitidos 6 erros. Você realiza o teste diretamente no computador e logo após você escolher sua resposta e confirmar, você já vai sabendo logo se você respondeu a questão certa ou errada. É bom porque agente já fica esperto e atento para as questões seguintes.
Quando agente termina o teste, você já sabe de cara se passou ou não!!!

Na primeira semana de setembro eu fui fazer meu teste. No início eu estava meio que apreensiva, porque eu sabia que se eu não passasse era sinônimo de mais dias de estudos com meu livrinho e era a última coisa que eu queria!
Mas ao ir respondendo e vendo que eu estava acertando, fui relaxando aos poucos. Eu ainda errei algumas questões, mas o importante é que eu PASSEI no teste haaaa!!!

Logo após o teste retornei a recepção e paguei a taxa de apenas $ 5,00 (cinco dólares) isso mesmo!!
Ainda na recepção, eles tem uma máquina onde você verifica se você está sem problemas de visão e se precisa ou não usar óculos. Tudo certo, embora eu use óculos, mesmo que seja pouco grau, não vou precisar usar para dirigir. Passei mais essa!! Obaa

Em seguida, eles tiraram minha fotografia, a qual amei, porque eu tava com um sorriso lindo estampado no rosto. Claro, tinha acabado de vencer este challenge!!

Assinei na maquininha eletrônica e em menos de um minuto recebi meu cartão de motorista provisório "Learner Permit". Com ele, eu tenho permissão de dirigir, desde que tenha alguém maior de 21 anos e habilitado no carro ao meu lado. Isso para que eu possa praticar para o teste de direção. Eles recomendam que agente tenha 50 horas de practicing antes do teste. Mas isso é controlado por nós mesmos, sem a necessidade de pagar para fazer as aulas.

Agora, meu esposo não dirije mais!! rsrsr Eu sempre estou dirigindo e ele agora fica no banco de passageiro! hahah
I'm practicing, practicing, practicing...

8 comments:

  1. Sem burocracia? Gente, moramos em países diferentes então. hahaha... Meu teste em Michigan não teve nada de computador não. Aqui é feito como no Brasil, no papel e, pasme, a lápis! O teste é feito em umas mesinhas universitárias bem no meio do povo que vai na Secretaria de Estado resolver outros problemas, significando filas gigantescas e você lá no meio fazendo seu teste. Aqui são 40 questões de múltipla escolha + 10 sobre placas, num total de 50 questões. A funcionária corrige a prova na hora. Não paguei absolutamente nada para o teste escrito. Também não fiz teste de visão, mas vi gente fazendo e até hoje não entendi por que não me pediram. Talvez porque eu já dirigia no Brasil, não sei. O livrinho também é fornecido gratuitamente e está disponível na internet. Quando fui retirar minha driver license por 2 vezes o sistema estava fora do ar. E o local sempre lotado. Nao vi diferença nenhuma para os órgão públicos brasileiros. Parabéns por ter passado. Agora vá treinando para a prova prática. Você vai passar também, vai ver só. Continua praticando bastante. Beijo

    ReplyDelete
  2. E então Eli, onde eu fiz meu teste foi realmente bem tranquilo e nada de filas gigantes ou coisas assim. Mas eu sei bem que há muitas coisas que podem variar de lugar para lugar. Ainda bem que não tive turbulências por aqui rsrsrs

    bjoss e obrigado por postar sua emperiência!! :)

    ReplyDelete
  3. Falando em experiência, a minha no Brasil também foi tranquila. Nao achei nada de burocrático ou enrolado no Detran e nem peguei filas lá. Já a Secretaria de Estado daqui tá sempre lotada. É como você disse, pode variar de lugar pra lugar, mas o mesmo vale para o Brasil. O que não gosto é de generalizar dizendo que lá tudo é ruim e aqui tudo é bom. Que lá nada funciona e aqui tudo funciona às mil maravilhas. Porque nao acho que seja assim. Posta aqui pra gente quando você fizer seu teste prático, tá? É bom pra informar pessoas que forem morar no seu estado. Eu escrevi alguns posts sobre meu processo para tirar a driver license. Um beijo

    ReplyDelete
  4. Oi Eli, eu não estou dizendo que lá tudo não funciona, e nem dizendo que aqui tudo funciona às mil maravilhas. Mas que no aspecto HABILITAÇÃO, nas minhas duas experiências vividas aqui e lá, os aspectos "caristia" e "burocracia", foram muito diferentes.

    Levam-se alguns meses do início até a finalização do processo de aquisição da CNH. E agente se vê obrigado a pagar taxa pra tudo, o que querendo ou não,facilita o aumento de muitos motoristas dirigirem ilegal.

    Agente paga pra fazer inscrição, pra fazer exame psicológico, psicotécnico, tem que se matricular numa auto-escola e fazer 45 horas (atualmente) de aula de legislação, obrigatoriamente pagar 20 horas/aulas de direção veicular.. No final, tudo está girando em torno de R$ 700,00 a R$ 1.000,00 (desde janeiro deste ano). É muuuito caro!!

    Eu amo o Brasil, suas riquezas, sua cultura diversificada, e não quero ser interpretada como alguém que não gosta do meu país ou que não reconhece o que existe de bom nele!

    Todo lugar seja país, estado, cidade, comunidade terão suas diferenças sejam positivas ou negativas. Como também, todo lugar sempre tem algo a ser melhorado! E este é apenas um aspecto em particular.

    Estou apenas relatando minha particular experiência e dizendo que não sofri com a burocracia nem a caristia.

    Abraçoss!!!

    ReplyDelete
  5. Carcia, passei pra dizer q te linkei! bjs!

    ReplyDelete
  6. Eu mandei um email grandao pra vc, depois da divida desde maio! espero q possa ler! mandei no teu hotmail.
    Qto a dirigir e assimil;ar tudo, passei dois meses ocm frio na espinha, pq ficava pensando em portugues, e respondia em ingles pro Denis e a maioria do trajeto pra escola ESL, eu fazia sozinha.. e vivia me cagando achando q tava passando farol vermelho ou noiada por fazer conversao pra esquerda no farol vermelho tb rs.

    ReplyDelete
  7. Carcia, te mandei um email grande pelo hotmail, respondendo a minha divida contigo desde maio rs!
    Eu tb ficava nervosa, principalmente ao fazer o trajeto sozinha da escola ESL pra casa e sempre achava q tava fazendo coisa errada ao virar a esquerda no farol vermelho rs.. passei dois meses ocm tensao nas costas.. com o tempo vc relaxa!

    ReplyDelete
  8. Valeu Jana!!! You are very WELCOME!!!!

    ReplyDelete